26 de mai. de 2012

Enem 2012: estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota



A partir deste ano, pela primeira vez, todos os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão ter acesso às redações corrigidas. A mudança, anunciada hoje (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está prevista em um acordo firmado com o Ministério Público Federal no ano passado.




“O acordo será mantido. O que nós estamos concluindo com o MPF é a operacionalização do acesso porque ele tem que ser individualizado e ter absoluta segurança”, disse Mercadante. De acordo com o ministro, a expectativa é que, com a disponibilização do espelho da redação e com as mudanças anunciadas no processo de correção, acabe a “judicialização” ocorrida no ano passado. Mas o edital do Enem não vai prever que o estudante recorra da nota obtida. Em 2011, muitos candidatos entraram na Justiça para ter acesso à prova e alguns conseguiram, inclusive, que a nota fosse revista.

Para 2012, o Inep anunciou mudanças nos critérios de correção para tornar o processo mais objetivo. A redação do Enem valerá 1.000 pontos e cada texto será lido por dois corretores, que atribuirão a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item valerá 200 pontos


Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências. Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três professores, que fará a correção presencial.

“Todo texto tem algum grau de subjetividade, mas a mudança é para que a gente dê segurança ao estudante do rigor dos procedimentos”, disse Mercadante. Outra novidade é que os corretores participarão de um treinamento online, logo após a aplicação da prova sobre o tema específico de 2012.


  • Início das inscrições: 28/5 (segunda-feira), a partir das 10h

  • Término das inscrições: 15/6 (sexta-feira), até 23h59 
 
  • Prazo final para pagamento da inscrição: 20/6 (quarta-feira)


  
O exame será aplicado em dois dias: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h.

- 1º dia: 3/11 (sábado), das 13h às 17h30
Conteúdo: ciências humanas e ciências da natureza;

- 2º dia: 4/11 (domingo), das 13h às 18h30
Conteúdo: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática





  • Divulgação dos gabaritos: 7/11 (quarta-feira)

  • Divulgação do resultado final: 28/12 (sexta-feira)




 Para que serve?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do ensino médio aplicada pelo MEC (Ministério da Educação). As notas do exame também são utilizadas para ingresso no ensino superior, principalmente por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos), para instituições particulares, e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para universidades públicas.

Com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do Ensino Médio.


CIEGLINSK, Amanda.  Enem 2012: estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota. Uol Educação. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/24/enem-2012-estudantes-terao-acesso-a-redacao-corrigida-mas-nao-poderao-recorrer-da-nota.htm. Acesso em: 2/05/2012.

0 comentários:

.