3 de nov. de 2012

Veja 10 erros que podem fazer o aluno ir mal ou ser eliminado do Enem

Ir para a balada na véspera e perder a hora da sair de casa para fazer o ENEM 2012. Achar que em uma hora dá para chegar tranquilo para o exame e dar de cara com o portão fechado. Comer demais. Comer de menos. Esquecer os documentos. De nada adianta estudar o ano inteiro se na hora do ENEM você cometer estes e outros erros.

No Enem de 2011, este candidato chegou em cima da hora e quase perdeu a prova (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)

1) Chegar Atrasado

As provas serão neste sábado (3) e domingo (4), a partir das 13h no horário oficial de Brasília. Nos estados que não adotam o horário de verão, a prova vai começar às 12h ou às 11h (horário local).

Não existem exceções para a reabertura dos portões. O candidato que chegar após o fechamento não poderá fazer a prova e ficará com nota zero.

2) Estudar até o último minuto

A dois dias do ENEM, não adianta mais tentar aprender o que não deu tempo até agora. É possível, porém, dedicar algumas horas para a leitura de jornais e revistas sobre temas que estiveram na mídia durante o último ano, aproveitando que o exame traz muitas questões com assuntos da atualidade.

Mas, como as provas foram preparadas há meses, notícias mais recentes como, por exemplo, o resultado das eleições municipais, não serão abordadas.

Fazer as provas de anos anteriores no formato de simulados também é pouco produtivo e cansativo. É importante relaxar e procurar reter o conhecimento já estudado durante os últimos meses, além de preparar os nervos para enfrentar a maratona.

3) Dormir tarde (ou demais) e perder a hora

Um corpo descansado é fundamental para que o cérebro consiga resolver uma prova tão longa. Por isso, dormir tarde na véspera, principalmente depois de beber álcool, pode sair caro no dia do ENEM.

Um de seus piores efeitos é provocar a desidratação do corpo, o que afeta diretamente o funcionamento do cérebro e o rendimento na prova. Beber em excesso pode provocar dor de cabeça e indisposição.

4) Confiar demais no trânsito

Como cada local de provas recebe centenas e às vezes milhares de candidatos, o trânsito ao redor do local, mesmo no fim de semana, será movimentado. Além disso, ônibus, trens e metrô circulam com menos frequência. A orientação do MEC é "conhecer previamente o trajeto até o local do exame", através do site do INEP ou então pelo cartão de inscrição enviado pelo correio.

5) Comer demais (ou de menos) antes da prova

O ideal é optar por uma de duas alternativas: um café-da-manhã tardio e reforçado ou um almoço leve.

Na primeira opção, é recomendado suco natural, iogurte leve e pão integral com fatias de frios light. Na segunda, carne branca (peixe ou frango) cozidos ou grelhados (evitar empanados, fritos e milanesas) misturados com legumes coloridos cozidos e carboidratos de lenta absorção, como arroz e massa integral.

Nos dois casos, o candidato deve levar um lanche para consumir durante as provas, que têm mais de quatro horas de duração. É recomendado levar iogurte em garrafinha, sucos com extrato de soja em caixinha, biscoito integral salgado ou doce, frutas desidratadas, chocolate em dose pequena (30g) e, principalmente, água para maner o corpo e o cérebro hidratados.

6) Esquecer o documento

De nada adianta dormir cedo, levantar no horário, sair de casa com antecedência e carregar consigo um lanche leve para comer durante a prova se você esquecer o RG em casa. Além da identidade, serão aceitos apenas documentos originais de identidade emitidos por órgãos oficiais que contenham foto (por exemplo, a habilitação de motorista e a carteira de trabalho).

7) Levar lápis, caneta azul, relógio e eletrônicos

O edital do ENEM é claro sobre os objetos permitidos: a folha de respostas só pode ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Canetas de outras cores e lápis não são aceitos nem em cima da mesa ou para a elaboração do rascunho da redação.

Bonés, chapéus, gorros, óculos escutos, livros, manuais e anotações de qualquer tipo estão proibidos, além de dispositivos eletrônicos como telefones, relógios (mesmo os analógicos), calculadoras, agendas eletrônicas, tocadores de arquivos de áudio como mp3, alarmes, tablets ou qualquer transmissor ou receptor de dados e mensagens também estão proibidos.

Quem tiver algum desses objetos deverá guardá-lo em um saco plástico transparente entregue pelos fiscais. Todos os aparelhos eletrônicos devem estar desligados para não atrapalharem o andamento da prova.

8) Perder tempo precioso durante a prova

A prova do sábado (3) tem quatro horas e meia de duração. A de domingo, cinco horas e meia. Pode parecer muito, mas a média a ser gasta por questão é de menos de três minutos, para que sobre tempo para passar as respostas para o cartão-resposta. A redação não deve levar mais que uma hora entre o rascunho e a versão final.

Não existe regra fixa para aproveitar o tempo, mas responder as questões mais fáceis e deixar as difíceis para o fim é uma estratégia que pode garantir uma boa pontuação.

Chutar a resposta de questões fáceis não é recomendado já que pode acarretar em uma penalização maior, já que o peso de acertos e erros do ENEM é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e varia de acordo com o nível de dificuldade de cada questão.

9) Fugir do tema da redação

Na prova de redação, o candidato pode ter nota zero se fugir do tema proposto na prova de redação, entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos, copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema, usar palavrões ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.

Para receber uma boa pontuação nesta prova, é importante demonstrar conhecimento de competências exigidas no edital, como domínio da norma culta, saber selecionar e relacionar informações, conhecimento de técnicas de construção de argumentos e elaborar uma proposta de intervenção.

10) Preencher o cartão-resposta com erro

O cartão-resposta do ENEM é a folha em que o candidato deve indicar, somente com caneta preta, a resposta das questões de múltipla escolha (são 90 questões no sábado e 90 no domingo).

De acordo com o edital publicado pelo INEP, todos os candidatos devem anotar, no espaço reservado no cartão-resposta, a cor de seu caderno de questões e a frase anotada na capa do caderno.

Também é necessário assinar o cartão de cada dia de prova, além da fora da redação, a lista de presença, a folha do rascunho e os demais documentos entregues pelos fiscais.

Uma linha pulada pode significar pontos perdidos em todo o resto da prova. Por isso, para evitar confusões, faça, no caderno de questões, marcas de identificação claras nas perguntas que você não soube responder.
MORENO, Ana Carolina. Veja 10 erros que podem fazer o aluno ir mal ou ser eliminado do Enem. G1. Disponível em:http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/veja-10-erros-que-podem-fazer-o-aluno-ir-mal-ou-ser-eliminado-do-enem.html. Acesso em: 03/11/12.

0 comentários:

.